Já parou para pensar nisso? 💜
Primeiro, é importante ter em mente que, apesar de distintos, ambos envolvem algum tipo de atividade do seu corpo. Vem que a gente te explica:
🔹 O exercício físico consiste nas práticas regulares, como, por exemplo, caminhada, corrida, natação, entre outras. Neste caso, muitas vezes o objetivo principal é melhorar a aptidão física, a resistência cardiovascular, a força muscular e a flexibilidade, etc, para promover a saúde geral e bem-estar após uma cirurgia;
🔹 Já o exercício terapêutico deve ser acompanhado por fisioterapeuta e é específico e focado na recuperação funcional do paciente após situações neuro musculoesqueléticas ou cirurgia. Ele visa restabelecer a função normal dos sistemas corporais e das estruturas diretamente afetadas em um trauma cirúrgico. Esse tipo de exercício é adaptado às necessidades individuais de cada paciente, conforme o tempo de pós-operatório, com técnicas e abordagens seguras que estimulam-no e visam restaurar sua função comprometida.
Além disso, lembre-se que o exercício terapêutico nunca será prescrito de uma maneira que possa gerar um novo trauma no tecido que está se recuperando. Ficou com alguma dúvida? Fala com a gente!