- Cicatrizes, fibroses e aderências
- Disfunções da coluna vertebral
- Disfunções da articulação temporomandibular
- Alterações posturais
- Gestantes
Durante a gestação, o corpo da mulher sofre alteração em relação a biomecânica musculoarticular e até mesmo vascular (alteração de volume do plasma e pressão dos vasos). A fisoterapia pode atuar no alívio de dores e desconfortos, alívio do edema e no preparo da musculatura pélvica para o parto. A drenagem linfática Manual é uma das técnicas mais utilizadas em gestantes por ter também seu efeito relaxante, visto que possui manobras suaves, rítimicas e lentas.
- Edemas e Linfedemas
Inicialmente é preciso diferenciar um edema de um linfedema, para que a conduta mais adequada seja escolhida no tratamento. Além da terapia Manual Ortopédica para favorecer o fluxo dos líquidos corporais, nos casos do linfedema é preciso realizar a TFC (Terapia Física Complexa) que consiste na combinação de Drenagem linfática Manual, cuidados da pele, compressão e exercícios miolinfocinéticos., associado ao acompanhamento domédico especialista.
- Insuficiência Venosa Crônica
Pacientes com insuficiência venosa crônica geralmente são mais acometidos em membros inferiores e possuem redução de mobilidade dos tecidos, dor, edema (Inchaço), aprisionamento de nervos, diminuição da mobilidade articular, ressecamento e fragilidade da pele pela diminuição da oxigenação. A fisioterapia atua no tratamento do edema e das limitações funcionais, coadjuvante aos demais tratamentos medicamentosos, cirúrgicos e compressivos.
- Dor